imprensa|noticias
A resolução de seu dispositivo é menor que 320px...
Isto pode dificultar a navegação deste website

Notícias

Pavilhão da Agroindústria, um espaço para comprar e degustar produtos do campo

Por JdeB

O Pavilhão da Agroindústria Familiar é um dos espaços mais visitados durante a Expobel. Nesta edição, além dos estandes com produtos coloniais, haverá diversos cursos e oficinas promovidos em parceria da Emater, UTFPR, Senac e Marluci Equipamentos. 
O pavilhão tem como objetivo promover a apresentação, demonstração, degustação, comercialização e divulgação de atividades dos municípios e empreendedores agroindustriais. 
Estão confirmadas as participações das prefeituras de Beltrão, Capanema, Salgado Filho, Marmeleiro e Verê. Os estandes e as agroindústrias que vão expor serão definidos pelas prefeituras. Entre os agroempreendedores individuais haverá participação de Vinhos Belli (Salgado Filho), Embutidos Machulek (Prudentópolis), Biscoitos Kerber (Umuarama) e Sucos e Polpas Framora (Rio Azul). 
Entre os principais produtos, estarão à venda e degustação embutidos de carne, panificados, derivados de leite, vinhos, sucos, polpas, doces de frutas, derivados de cana de açúcar e conservas.

Café Rural
Outro grande atrativo do Pavilhão da Agroindústria é o café colonial. Segundo Orley Lopes, gerente regional da Emater de Francisco Beltrão, o espaço terá produtos elaborados por agricultores da comunidade do Jacutinga, que se dedicam a oferecer alimentos diferenciados e produzidos nos moldes da tradição caseira e familiar. O cardápio terá mais de 40 variedades de alimentos, como pães, bolos, cucas, queijos, embutidos, geleias, além de sucos e frutas. 

Unidade didática
Na unidade didática, preparada especialmente para ministrar cursos e oficinas rápidas, estão previstos inicialmente 14 treinamentos na área de alimentos. A maioria sem custos para os participantes. De acordo com Orley, é uma boa oportunidade para quem quiser conhecer boas alternativas de aproveitamento saudável de produtos diversos e até inovadores, "sendo informados por profissionais das áreas de alimentação e nutrição, oferecendo opções para melhoria nas dietas diárias das famílias".

Seminário das Agroindústrias
Dia 13 de março, terça-feira, das 9h às 13 horas, no auditório do centro de eventos do parque de exposições, acontece o Seminário Regional das Agroindústrias. Estão programadas três palestras pela manhã, com diagnóstico regional do setor, as políticas públicas em vigor, os problemas enfrentados pelas agroindústrias e as cadeias curtas para a comercialização de produtos da agricultura familiar.