imprensa|noticias
A resolução de seu dispositivo é menor que 320px...
Isto pode dificultar a navegação deste website

Notícias

Clube da Bezerra e PIA são atrações do gado leiteiro

O Departamento Agropecuário de Francisco Beltrão, da Prefeitura Municipal assumiu com a Sociedade Rural, o comando das atividades do setor correspondente ao gado leiteiro na 28ª Expobel. Desde ontem, 13, os animais do “Clube da Bezerra” e do “Programa de Inseminação Aritificial – PIA” estão adentrando ao parque Jayme Canet Junior e ficarão expostos até o final da feira.

Durante o ano todo, os veterinários, agrônomos e técnicos do Departamento Agropecuário atendem as crianças nas propriedades e repassam informações sobre a sanidade, o trato animal e todos os cuidados pertinentes, com uma linguagem que as crianças entendem. O principal objetivo é incentivar a sucessão familiar na propriedade. Nesta edição da feira, 42 crianças, consequentemente, 42 animais, foram preparados para a participação na feira, com atenção especial aos pesos e medidas. A prefeitura disponibilizou, também, gratuitamente, exames de tuberculose e brucelose, além da tosquia das bezerras.

“As crianças viveram uma expectativa muito grande para participar da feira. Elas aprenderam e executaram todas as dicas e orientações que fornecemos durante os atendimentos na propriedade. Os animais atendem todas as questões sanitárias e de qualidade para estar na Expobel”, disse a agrônoma da prefeitura Bárbara Bonissoni Cella.

 Durante a feira, o Clube da Bezerra preparou o desfile e julgamento das bezerras, para sábado, 17, às 10h, na pista de julgamento, ao lado da fazendinha, com a presença das crianças e dos seus respectivos familiares. Serão premiados em três categorias os animais da raça holandesa e outras duas categorias da raça Jersey, com as grandes campeãs de ambas as raças.

Além do Clube da Bezerra, o departamento agropecuário mobilizou mais 30 produtores que participam do PIA, a levar os animais para ficarem em exposição na Expobel. “O Sudoeste é a maior bacia leiteira do Paraná e temos animais de extrema qualidade em Beltrão. Os produtores que participam do PIA recebem mensalmente nitrogênio e sêmen animal, para manter a qualidade da produção no interior”, finalizou Bárbara.