imprensa|noticias
A resolução de seu dispositivo é menor que 320px...
Isto pode dificultar a navegação deste website

Notícias

Julgamento Cara-Branca confirma a qualidade dos animais na Expobel

O julgamento das raças Hereford e Braford que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 15, dentro da programação da 28ª Expobel ficou ameaçado de não ser realizado por conta das fortes chuvas que caíram em Francisco Beltrão, mas os pecuaristas e organizadores foram pacientes, e mesmo com atraso, o julgamento foi efetuado com êxito. O avaliador deste julgamento foi o veterinário Sidnei da Rosa, técnico credenciado da Associação Brasileira do Hereford e Braford. “Os principais quesitos avaliados são o padrão racial, desenvolvimento corporal, peso, estrutura óssea, idade, alinhamento dorsal e aprumo”, destacou o julgador.

Em pista, circularam 40 animais de ambas as raças, de diversas cabanhas da região e uma de Uruguaiana, a Cabanha Touro Passo, que participa pela terceira vez da Expobel. Mais uma vez, o pecuarista Ricardo Duarte, da Touro Passo, foi o grande campeão das matrizes Hereford, sendo que os seus animais já conquistaram o título seis vezes no ranking nacional, com o padrão racial. “Estou muito feliz por retornar a Expobel. Desta vez quero elogiar a feira, mais do que as outras vezes, pela organização, mas também, por saber que a nossa cabanha está contribuindo para desenvolvimento da qualidade genética das raças e muitos animais que estão expostos são provenientes dos touros e matrizes da nossa cabanha”, falou Ricardo.

Sem menosprezar os demais pecuaristas, mas a Touro Passo participa das principais feiras do país para mostrar o trabalho que é desenvolvido durante o ano todo na cabanha e a preocupação com a genética dos animais. “Temos em torno de 600 animais na propriedade, não é muito expressiva, mas são todos animais P.O. e tentamos sempre fazer o melhor possível pelas raças. Nosso principal mercado é do Paraná para cima. Ter o animal premiado no julgamento significa a valorização do nosso trabalho, a certeza para o criador que vai comprar o animal no leilão, e pra nós é a cereja do bolo”, comentou o pecuarista Ricardo.

O julgamento foi acompanhado pelo Núcleo Cara-Branca do Sudoeste. O presidente da entidade, Ademir Hoinaski Filho ficou satisfeito com a qualidade dos animais que estão na Expobel e participaram do julgamento. “Ficamos felizes por ver as raças tomando corpo na região e satisfação ao ver o crescimento dos herefords e brafords”, comentou.

A Pampa Remates, leiloeira dos eventos da Sociedade Rural de Francisco Beltrão na 28ª Expobel, também esteve presente no julgamento. O leiloeiro Cândido Scholl lembrou que já existe um frigorífico na região que embala, certifica e vende a carne hereford e braford. “A Novicarnes certifica e embala essa carne que é diferenciada, com um sabor inigualável. A maciez e aceitação de mercado é muito grande. Vale lembrar que os melhores preços do primeiro leilão da Expobel foram dos animais de ambas as raças”, finalizou Cândido.

No leilão, que aconteceu após o julgamento, no Recinto de Leilões Miniguaçu, teve degustação de carnes hereford e braford. Todos os animais foram vendidos e confirmando mais um evento de sucesso dentro da Expobel 2018. Por fim, fica a expectativa para o Leilão de Gado Geral, no último domingo da feira, dia 18.