imprensa|noticias
A resolução de seu dispositivo é menor que 320px...
Isto pode dificultar a navegação deste website

Notícias

Polícia Militar divulga balanço sobre a segurança da 28ª Expobel

Da assessoria/PM - Durante a realização da Expobel 2018 o 21º Batalhão de Polícia Militar trabalhou intensivamente para garantir a segurança de todos. Conforme a Acefb (Associação Empresarial de Francisco Beltrão) a feira recebeu um público circulante de 282.337 pessoas, e agora, a PM faz um balanço sobre a segurança do evento que ocorreu de 09 a 18 de março no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.

 

Conceituada como uma das maiores feiras do Estado do Paraná, a Expobel comemorou 50 anos nesta 28ª edição. Durante os 10 dias de realização, além de equipes de segurança privada, foram empregados 558 policiais militares no policiamento ostensivo e preventivo. Para isso, o 21º BPM, além de revezar o efetivo dos 26 municípios de atuação e empregar os grupos especializados (Rotam, Rocam e Canil), recebeu apoio de militares estaduais do 3º BPM de Pato Branco, Cavalaria do 6º BPM de Cascavel, BPFRON (Batalhão de Policiamento de Fronteira), BPEC (Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária) e DDTQ (Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade).

 

A Polícia Militar, além de dispor do maior efetivo já empregado na feira, contou com tecnologia de ponta para realizar o monitoramento por câmeras. O equipamento, adquirido em 2014 para a Copa do Mundo e instalado em um caminhão permaneceu ao lado do palco, onde uma equipe PM da DDTQ, acompanhou a todo tempo a movimentação do público. Além de se valer das câmeras fixas, a DDTQ também utilizou um VARP ("Veículo Aéreo Remotamente Pilotado"), conhecido popularmente como “Drone”, que deu suporte para o Comando do evento identificar possíveis focos de alterações e direcionar o policiamento.

 

Com todo este empenho a Polícia Militar garantiu que os excelentes índices de segurança fossem mantidos. Apenas cinco ocorrências foram registradas, e destas, apenas duas com ilicitude. Conforme os Boletins de Ocorrência, a PM atendeu uma criança que havia se perdido dos pais; um acidente de trânsito de pequena monta na parte externa da feira; uma situação de ameaça; um cumprimento de mandado de prisão; e, apenas uma situação de um possível furto/perda de um celular, onde a vítima carregava o aparelho no bolso de trás da calça e quando percebeu o celular havia desaparecido. Nenhuma situação mais grave foi registrada.

 

Quem visitou a feira, além de desfrutar de todas as atrações com sensação de total segurança, pôde entrar no caminhão da DDTQ e verificar o funcionamento da vídeo-monitoração, conhecer de perto os armamentos, equipamentos e entrar nas viaturas utilizadas pela PM no combate ao crime. Além da segurança dos visitantes, através do policiamento comunitário, foram realizadas diversas fotos com os policiais militares e seus parceiros da cavalaria e canil, aproximando ainda mais a comunidade com a Sesquicentenária Policia Militar do Paraná.

 

O Comando do 21º BPM comemora os resultados, “[...] para um evento desta magnitude a Polícia Militar mostra que está preparada. O empenho dos nossos profissionais de segurança pública, pautados na prevenção, faz a diferença. Por isso, colhemos os resultados positivos com satisfação [...]”. Conclui Major Edson, Comandante do 21º BPM.